José Carlos de Campos, carinhosamente conhecido como Sr. Dudé, foi um grande incentivador e parceiro do Parque Natural Municipal do Cristo Redentor. Nas palavras de seus amigos e vizinhos do Bairro Bom Jesus, “um bom amigo de todos, sempre alegre, uma pessoa de grande coração que vai deixar muitas saudades. Sempre prestativo em toda e qualquer situação, fez boas ações em vida e foi um exemplo de pessoa, que deixa um enorme legado.”
O primeiro contato da nossa equipe com o Sr. Dudé foi na oficina realizada, em dezembro de 2021, para subsidiar a elaboração do Plano de Uso Público. Ele chegou quieto, silencioso, trazido pelo seu amigo e nosso grande parceiro, Marco Antônio da Silva. Observou, nos ouviu atento e, em seguida, pediu a palavra, trazendo um dos depoimentos mais importantes daquela noite. Contou sobre sua relação com o monumento do Cristo desde a sua inauguração (era amigo do Sr. Manoel Duarte Pontes, coordenador da comissão que construiu o monumento), denunciou o longo abandono deste patrimônio de Viçosa pelos poderes públicos, e nos contou que fazia voluntariamente a manutenção e limpeza do local há anos, sempre aos domingos.
Neste momento, identificamos que ele seria um grande aliado nas ações de implementação do Plano de Manejo, com seu amplo conhecimento sobre o Parque e sua história. Fato é que se formou ali uma relação de confiança entre nós, equipe do Parque, e o Sr. Dudé, que passou a frequentar as reuniões do Café com o Parque no Bairro Bom Jesus, sempre trazendo contribuições importantes.
Sr. Dudé deixa saudades, com sua alegria, comprometimento e esperança, sempre foi uma referência para nós e agora, mais do que nunca, um exemplo em quem nos inspirar em nossas ações.
Nas fotos ele está sério, mas era sempre muito alegre, brincalhão, divertido e disposto a um dedo de prosa. A seriedade faz parte da sua personalidade de ser humano inteligente, comprometido, analítico e crítico da realidade, que tanto admiramos desde nosso primeiro contato.
Sr. Dudé, saiba que levaremos seu incentivo e motivação sempre conosco, para continuar a trilhar nosso caminho em defesa do Parque.