Na última segunda-feira, dia 7 de agosto, a equipe do Programa de Recuperação Ambiental do Parque do Cristo realizou o manejo do composto orgânico que será utilizado na adubação de plantas do Parque e no plantio para a restauração ecológica. Foi feita a mistura da leira de compostagem, com o objetivo de otimizar o processo de maturação do composto.
Cerca de 25 mil metros quadrados da área do Parque serão plantados a partir de novembro dando continuidade aos trabalhos de restauração ecológica em desenvolvimento.
A preparação para o plantio deste ano já foi iniciada. Desde o dia 31 de julho, começaram a roçada da área onde acontecerá o plantio. Esta atividade segue ainda por toda esta semana.
“O próximo passo será o terraceamento, e depois abrir os berços e linhas de plantio. Na sequência, vamos adubar os berços e as linhas, só então, plantamos as mudas e a muvuca de sementes. Concomitantemente a este processo já estamos preparando o composto”, explica Rafael Senna, integrante da equipe do Programa de Recuperação Ambiental (PRA) do Parque.
Confira nas fotos a atividade de manejo do composto.
Curiosidades sobre a compostagem no Parque do Cristo:
Materiais para mistura da compostagem:
- palha de café
- esterco de aves
- esterco bovino
- capim braquiária
Onde o composto será usado:
- adubação das mudas
- muvuca de sementes e plantas do Parque
Tempo de preparo do composto:
- 4 meses
Ações de manejo:
- 4 ações de tombamento (mistura)
- irrigação para a finalização do composto
- ensacamento para uso
Quantidade para cada muda:
- 10 litros, aproximadamente
Tamanho da área a ser plantada:
- cerca de 25 mil metros quadrados
Início do próximo plantio:
- novembro de 2023