Na sexta-feira, 12 de dezembro, foi realizada, na sede do Parque do Cristo, a última palestra antirracista do ano de 2025, oferecida à equipe técnica que trabalha na implementação do Plano de Manejo da Unidade de Conservação.
Além da equipe do Parque, participaram também Caroline Gouveia, Chefe do Departamento de Biodiversidade e Unidades de Conservação, e Thiago Fidelis, Gestor de Projetos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Biodiversidade e Recursos Hídricos de Viçosa.
Ministrada pela responsável pelo Programa de Educação e Interpretação Ambiental do Parque, Mariana Ambrósio, a palestra teve como tema “A solidão da Mulher Negra”. Mariana trouxe os racismos sistêmico, afetivo e estrutural para serem debatidos com a equipe.
“Através do diálogo, da exibição de vídeos e da apresentação de slides, foi possível, mais uma vez, falar sobre um tema tão sensível e importante para os colaboradores do Parque, e para toda a sociedade. Realizar as palestras para a equipe é uma parte muito especial e importante do meu trabalho. O racismo não acaba quando paramos de falar sobre ele, mas sim, quando reconhecemos que ele existe enquanto estrutura formadora da realidade brasileira” compartilha Mariana.
Arte: Ana Cibelle Prado/ ISAVIÇOSA
Foto: Naíla Fernandes/ISAVIÇOSA
Texto: Júlia Christo/ISAVIÇOSA










