Monitoramento técnico das práticas de conservação de solo e água é realizado no Parque

Nos dias 15 e 22 de agosto de 2025, a equipe do Programa de Recuperação Ambiental (PRA) do Parque Natural Municipal do Cristo Redentor (PNMCR) realizou o monitoramento técnico das práticas de conservação de solo e água. A avaliação abrangeu toda a área de restauração ecológica do Parque, totalizando 9 hectares.

O objetivo da atividade foi analisar a redução da perda de solo nas áreas em recuperação, por meio da mensuração do volume de sedimentos acumulados durante o último período de chuvas (setembro de 2024 a junho de 2025). Para isso, foram avaliadas 20 caixas de contenção, 5.000 metros lineares de terraços de base estreita e 50 paliçadas.

Este monitoramento, iniciado em 2021, é fundamental para a análise contínua do desempenho das técnicas de conservação e para avaliar a necessidade de futuras intervenções.

Os dados coletados nos anos anteriores já evidenciavam a redução da perda de solo e água, indicando a diminuição de processos erosivos e uma maior captação da água da chuva. O monitoramento deste ano reforça esses resultados, indicando uma redução na perda de solo e água nas áreas em restauração do Parque do Cristo.

Texto: Davi Senna – Engenheiro Florestal, membro da equipe do Programa de Recuperação Ambiental (PRA) /ISAVIÇOSA
Foto: Naíla Fernandes /ISAVIÇOSA
Arte: Ana Cibelle/ ISAVIÇOSA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima