Pelo terceiro ano consecutivo, o Parque do Cristo participou da campanha nacional Um Dia no Parque. Realizada uma vez por ano, desde 2018, a ação foi idealizada pela Rede Pró-Unidades de Conservação e é coordenada pela Coalizão Pró-UCs em parceria com diversas organizações da sociedade civil e o apoio de órgãos públicos.
O objetivo é celebrar e chamar a atenção de todas as pessoas que valorizam a defesa das Unidades de Conservação.
Neste ano, com o tema “Protegendo o que nos conecta”, o Parque do Cristo trouxe a quilombola Jéssica Silva (Iscah) para facilitar uma roda de conversa ao lado da Coordenadora do Programa de Educação Ambiental, Mariana Ambrósio, que propôs um debate acerca das consequências do racismo ambiental contra as comunidades quilombolas.
O evento aconteceu na manhã do domingo, 20 de julho. Foram realizadas duas caminhadas pelo parque, onde, além de debater temas como racismo ambiental, estrutural e a vida dentro das comunidades quilombolas, os participantes puderam conhecer o Parque e o trabalho de recuperação ambiental que está em implementação no local.
Complementando a programação, foi organizada uma exposição de fotos de mulheres negras que contribuíram para o avanço da ciência. E também uma atividade de pintura com tinta de terra, facilitada pelo experiente tintor Pedro Quirino.
Arte: Ana Cibelle Prado/ ISAVIÇOSA
Foto: Naíla Fernandes/ISAVIÇOSA
Texto: Júlia Christo/ISAVIÇOSA



































