No dia 23 de junho, aconteceu a 5ª edição do Café com o Parque, de 2025, no bairro Bela Vista. O evento contou com a presença de quatro pessoas.
Durante a reunião, foram apresentadas as atualizações das atividades realizadas no último mês, dentre elas a reunião com o prefeito de Viçosa, Ângelo Chequer; a visita da defesa civil ao monumento do Cristo; e as atividades de educação ambiental.
Ao longo da reunião, dando continuidade ao trabalho de conscientização a respeito do racismo ambiental e temas correlatos, houve um debate sobre a representatividade negra no avanço da ciência. Mariana Ambrósio, coordenadora do Programa de Educação Ambiental do Parque, fez uma apresentação sobre mulheres negras cientistas, inventoras, ou ativistas que lutam a favor da preservação do meio ambiente.
“É muito importante levar exemplos positivos e mostrar que pessoas negras de fato alcançam ´lugares altos no podium´, pois é fácil perder isso de vista quando o mais comum é ser esmagado por notícias de violência e apagamento do povo preto”, ressalta Mariana Ambrósio. “No Parque do Cristo, natureza e debates étnico raciais caminham juntos”, conclui a educadora.
Texto: Júlia Christo/ISAVIÇOSA
Foto: Naíla Fernandes/ISAVIÇOSA









