No dia 23/09, na sede do Parque do Cristo, aconteceu a Segunda Oficina Antirracista para a equipe multidisciplinar que trabalha na implementação do Plano de Manejo da unidade de conservação. Participaram 7 pessoas.
O tema abordado por Mariana Ambrósio, coordenadora do Plano de Educação Ambiental Antirracista do Parque do Cristo, foi ” Branquitude”.
“Dialogamos principalmente sobre os privilégios da branquitude e se as pessoas ali presentes enxergavam alguns fatos que coloquei como privilégios ou atitudes comuns”, contou a mediadora.
De acordo com Mariana Ambrósio, durante a palestra, os presentes foram participativos e tiraram dúvidas. “Foi um momento de bastante partilha de conhecimento, discussões profundas e, às vezes, cômicas”, relatou.
“Falar sobre branquitude para pessoas brancas é desafiador, dada a postura defensiva da maioria delas e pelo fato de não se enxergarem como parte do problema. Para além disso, pessoas brancas que desejam ser antirracistas, precisam reconhecer o seu não-protagonismo e isso não é fácil num país que apagou os negros por séculos. Todavia, ao longo do ano, poder abordar essas temáticas dentro do ambiente de trabalho tem sido enriquecedor, desafiador e, sobretudo, um grande aprendizado para todos”, completou Mariana.
Texto: Júlia Christo /ISAVIÇOSA/PNMCR
Foto: Naíla Fernandes / ISAVIÇOSA/PNMCR