Nos dias 8, 9, 15 e 16 de agosto de 2024, foram realizadas atividades de monitoramento do Programa de Recuperação Ambiental (PRA) do Parque do Cristo. A equipe do PRA avaliou o volume de sedimentos captados tanto pelas caixas de contenção quanto pelos terraços em curva de nível. Em locais específicos, foi realizada a coleta de sedimentos acumulados, para posteriores análises física, química e de matéria orgânica. Também foi realizada a verificação da necessidade de algum reparo ou manutenção das estruturas de captação de escoamento superficial.
“Esse monitoramento acontece anualmente, sempre nos meses da estação seca, com o objetivo de avaliar a eficiência das técnicas aplicadas, principalmente no que se refere ao volume de sedimentos captados, indicando valores de perdas de solo no interior do Parque do Cristo” explica Davi Senna, um dos responsáveis técnicos do Programa de Recuperação Ambiental.
A equipe do PRA vem monitorando as técnicas implementadas desde o início dos trabalhos no Parque. Ocorreram avaliações nos anos de 2021, 2022, 2023 e agora em 2024.
Texto: Júlia Christo /ISAVIÇOSA/PNMCR
Foto: Naíla Fernandes / ISAVIÇOSA/PNMCR