Luta dos povos originários, os diversos tipos de racismo e os desafios no acesso a áreas verdes para pessoas com deficiência foram alguns dos temas trazidos à reflexão no evento Um Dia no Parque realizado no Parque do Cristo, no domingo 21 de julho. O evento contou com a participação de cerca de 60 pessoas.
Na programação foram oferecidas três trilhas guiadas com debates sobre temas específicos, atividade de pintura com tinta de terra para as crianças e exposição de fotos da fauna do parque.
Para dar início às atividades, os visitantes foram recebidos pela equipe do Parque do Cristo, na entrada da unidade de conservação (UC). Após o preenchimento do Termo de Normas e Conhecimento de Riscos, os grupos foram convidados a se sentarem em círculo, na entrada do Parque, para as apresentações, para conversar um pouco sobre a história do Sistema Nacional de Unidade de Conservação da Natureza (SNUC) e do próprio Parque do Cristo enquanto unidade de conservação, sobre a modificação de sua paisagem ao longo do tempo, e sobre o atual contexto de recuperação ambiental.
Carolina Capanema, coordenadora da equipe de Educação Ambiental também contextualizou sobre o evento Um Dia no Parque, apresentando a proposta do evento idealizado pela Rede Pró UC, sobre o tema trabalhado neste ano: Natureza para todas as pessoas, sobre a programação oferecida pelo Parque do Cristo, e sobre as pessoas convidadas para conduzir as atividades e abordar as temáticas escolhidas.
Texto: Júlia Christo /ISAVIÇOSA/PNMCR
Arte: Ana Cibelle Prado / ISAVIÇOSA/PNMCR
Foto: Naíla Fernandes / ISAVIÇOSA/PNMCR