Primeira edição do encontro “Café com o Parque“ apresenta o trabalho desenvolvido para a comunidade
Promovido pela equipe de Educação e Interpretação Ambiental, o evento propõe encontros para que as comunidades do entorno do Parque possam acompanhar e participar do que está sendo desenvolvido. A conversa ocorreu na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro Bom Jesus, com participação dos moradores do bairro.
Rodrigo Sapiens, gerente operacional do PNMCR, deu as boas vindas aos participantes e apresentou os objetivos do encontro. Após a rodada de apresentações dos membros da equipe e dos participantes, a coordenadora da equipe de Educação e Interpretação Ambiental, Carolina Capanema, expôs alguns aspectos históricos do Parque e do processo de construção da estátua do Cristo. Na sequência, o professor Felipe Simas, do Departamento de Educação da UFV e membro da equipe do Parque, compartilhou conceitos básicos sobre Unidades de Conservação, como são criadas e gerenciadas, destacando que o Parque do Cristo é a única UC de proteção integral no município.
O bate-papo também contou com a participação de Pedro Christo, gestor do ISAVIÇOSA, que comentou sobre os projetos em andamento e destacou o estudo de engenharia civil que indicou a necessidade de interdição da estátua do Cristo para que possa ser restaurada.
Também foi apresentada a rotina de trabalho diária no Parque e ações como a produção de composto orgânico, o plantio de mudas para reflorestamento, o combate a incêndios e as melhorias feitas para redução da erosão e das enxurradas causadas pela água da chuva. Por fim, Rodrigo convidou os/as participantes a acompanharem de perto as ações por meio de visitas e da participação nos próximos eventos.