Na quarta-feira, dia 8 de maio de 2024, o Parque do Cristo recebeu 20 estudantes do 5º ano da Escola Estadual Santa Rita de Cássia, acompanhados das professoras Graziele, Lídia e Cristina, para realizar uma visita. A turma foi guiada pelo gerente operacional do Parque, Rodrigo Almeida, e por Mariana Ambrósio da Equipe de Educação e Interpretação Ambiental.
Durante a caminhada pela trilha, a equipe do Parque compartilhou informações gerais sobre a unidade de conservação, sobre a fauna e a flora e sobre a Mata Atlântica. O grupo conversou sobre diversas questões relacionadas à natureza, meio ambiente e os biomas brasileiros.
“Embora estejamos na Mata Atlântica, e não no Cerrado, a presença, no Parque, das lobeiras – árvores que recebem este nome popular por fornecer a fruta preferida do lobo-guará – chamou a atenção das crianças”, contou Mariana Ambrósio. Esta curiosidade foi o gancho para conversarem sobre a destruição do Cerrado e como isso tem impactado e levado o lobo- guará a procurar refúgio em outros biomas.
O racismo ambiental também foi um dos temas abordados. As enchentes no Sul do país foram o exemplo trazido. Mariana Ambrósio explicou à turma que, embora o estado do Rio Grande do Sul possua a maior população quilombola da região Sul, muitas vezes essas pessoas ficam invisibilizadas e são as que recebem menos auxílio, devido à ausência de documentos sobre elas produzidos sob o ponto de vista de pessoas pretas.
Parque do Cristo é espaço de educação socioambiental, de aprendizado e de sensibilização. Seguimos junto/as pelo Parque!
Foto: Naíla Fernandes / ISAVIÇOSA