O ISAVIÇOSA vem alertar a população que a estátua do Cristo Redentor de Viçosa e as áreas anexas continuam INTERDITADAS! Não devem ser visitadas, pois apresentam riscos!
A Prefeitura Municipal de Viçosa, através da Secretaria de Obras, informou que a interdição do local, através de cercamento, será feita ainda nesta semana. A área ficará isolada até que seja feita a reforma da estátua e das estruturas anexas.
Desde novembro de 2022, diversas solicitações foram feitas, aos órgãos públicos responsáveis, pedindo a interdição e a reforma. Tiveram como base o estudo técnico realizado por equipe especializada coordenada pelo professor Diôgo Silva de Oliveira, do Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal de Viçosa (UFV), contratada pelo ISAVIÇOSA.
O estudo foi apresentado em dois relatórios complementares: Relatório de Inspeção da Estrutura de Concreto Armado, com data de novembro de 2022, e Relatório de Análise e Segurança da Estrutura de Concreto Armado, de fevereiro de 2023.
Constatou-se que a estátua apresenta graves problemas, como fissuras, corrosão e desplacamento de concreto, apresentando risco de desprender e atingir pessoas que transitam no local.
Além disso, destacou-se que as edificações anexas (base do Cristo, mirante, rampas e balaústres) também se encontram em fase avançada de deterioração.
Os documentos técnicos orientaram para a imediata interdição da estátua e estruturas anexas. Apresentaram também as medidas de correção necessárias.
Atualmente não há sinalização no local pois as placas colocadas pelo ISAVIÇOSA, à época da publicação dos laudos, foram depredadas.
Assim, reforçamos o alerta à população: Não visitem a estatua do Cristo nem as estruturas anexas!!!
As demais áreas do Parque Natural Municipal do Cristo Redentor seguem em processo de restauração ecológica, sob a coordenação do ISAVIÇOSA.
Seguimos juntos pelo Parque do Cristo!
Imagens e informações técnicas: Relatório de Inspeção da Estrutura de Concreto armado – Parque do Cristo Redentor de Viçosa – Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal de Viçosa (UFV) – 2022.